sexta-feira, 20 de maio de 2011
solidariedade
Acabo de assistir no youtube o depoimento da Prof. Amanda Gurgel, professora de portugues com curso superior e especialização, que emoção, realmente ao vê-la falar as lágrimas desceram, acredito que o que foi colocado por ela é a real situação não só em sua cidade RN, mas em todo Brasil. O descaso com a educação neste País é visível, transparente e incondicional, não existe por parte das autoridades a mínima atenção para a educação, quem vivencia o dia a dia da sala de aula é que pode testemunhar tudo que acontece, é como ela mesma diz:"Parem de associar qualidade de educação com o professor dentro de sala de aula...", "... estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil? e ela diz: não posso, não tenho condições." realmente é assim, os grandes da educação pensam que a escola é apenas depositário de meninos e meninas, e esquecem de dizê-los que ali eles vão para estudar, para se tornarem cidadãos, para que possam mais tarde estarem inseridos no mercado de trabalho etc, e quais condições são dadas para que não só o professor, como também psicopedagogos, assistentes sociais, psicólogos, etc, etc, etc, teem para executar da melhor forma possível o seu trabalho, pois uma andorinha só não faz verão, e educação é tudo isso, é sim um trabalho árduo quando se quer lá na frente ver os frutos gerados pela boa educação. Parabéns professora que seu depoimento sirva como um alerta para tudo que estamos vendo quando se trata de educação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ser professor hoje é uma atividade para quem ama o que faz, e mesmo assim até estes por vezes sentem-se obrigados a abandonar suas atividades, seja por sentimento dedesvalorização governamental, ou mesmo por ter sfrido de alguma forma por atos agressivos, que são uma constante no quotidiano desses profissionais.
ResponderExcluirEu sou estudante, e atualmente, pretendo terminar somente o bacharelado, pois não vejo perspectiva em investir meu tempo em cursar o licenciamento, mesmo sabendo que teria plena condição de ser no minimo uma professora competente.
Atualmente não vejo nenhum estimulo para seguir por este ramo de atuação, já que constantemente presencío alguns colegas que estão se formando em professores sem vocação, somente por que tem emprego com facilidade, por medo de ficar desemoregado etc, etc, etc..
Sto que hoje tudo tem sido muito comercial. a maioria das pessoas se formam no que nçao querem, exercem mal suas atividades, somente para ter uma estabilidade financeira, que na verdade nem é tão estável assim.
Entretanto, estes que se formam e trabalham somente com vistas ao ganho monetário, não tem a consciencia de que é preciso haver um movimento para mudança dos paradigmas educacionais atuais, e servem na realidade como um peso morto, que tem que ser arrastado, pelos verdadeiros professores, comprometidos com a atividade e não com o seu próprio bolso.
Por isso parabenizo a inciativa desta professora que relata a sua cituação na atividade docente eno RN,mas ao mesmo tempo me sinto triste, pois, sei que ela é somente uma entre muitos pesos mortos que ela tem que arrastar nessa árdua e dificil tarefa de ser educador no Brasil.
desculpo-me pelos erros e letras trocadas na postagem anterior: meu teclado está ruim!!!
ResponderExcluirbjusss