segunda-feira, 23 de maio de 2011
O novo livro de português
Para escrever sobre o tema, procurei me interar sobre o assunto através da internet, algumas críticas tanto positiva como negativa foram abordadas, porém o MEC aprovou e aí nada poderemos fazer, até porque envolve custos, licitações etc. Bem, pelo que pude perceber o livro enfatiza as variações linguisticas da lingua portuguesa e que não são poucas, basta ver a extensão do nosso país e a diversidade cultural desse grande Brasil. Entretanto o que me preocupa é que o livro é para ser adotado para alunos do EJA, ou seja, àqueles que não tiveram oportunidade de estudo na época adequada. Porém esses alunos já em idade avançada não vão a escola para aprender somente essas variações, ao contrário eles estão com sede de sabedoria, eles querem aprender e justamente por se acharem fora do contexto que exige a língua portuguesa eles estão procurando se aprimorar, veja eles chegam à escola e diz os livros e o professor diz, correto vc está falando uma forma de língua aceita pela sociedade, isto é "variação linguística" e aí com essa imponência o aluno lá não voltarpá jamais, pois se o que ele fala está dentro da linguagem coloquial que está sendo aceita, o que este aluno irá fazer na escola? e aí já não importa o professor dizer a ele que existe a norma culta e que lá na frente ele terá que aprender senão não entra na faculdade, não consegue emprego etc. coitada da cabeça desses alunos. É nesse caos que se encontra a educação desse País.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo com suas colocações.
ResponderExcluirSinto que o direcionamento da educação brasileira, ao menos por parte dos governantes, teima em nivelar tudo por baixo, ao invés de buscar um aprimoramento de ações frente aos educandos, aos professores e a todos que de alguma forma trabalham para a educação formal acontecer.Ao invés de pensar e articular ações que valorizem o ensino do que é correto, a valorização da lingua portuguesa, das ciências matemáticas entre outras, o drecionamento dos governantes tende a dilapidar a educação. talves por que ter um povo alienado deva ser mais fácil de ludibriar.
E em quanto seguimos esperando pela copa do mundo, rock in rio entre outras coisas, seguidos pela presidente ( que tende a querer ser chamada de PRESIDENTA), O PAÍS SEGUE LADEIRA ABAIXO.
e o pior é que depois são os professores é que são culpados por tudo.