segunda-feira, 23 de maio de 2011

O novo livro de português

Para escrever sobre o tema, procurei me interar sobre o assunto através da internet, algumas críticas tanto positiva como negativa foram abordadas, porém o MEC aprovou e aí nada poderemos fazer, até porque envolve custos, licitações etc. Bem, pelo que pude perceber o livro enfatiza as variações linguisticas da lingua portuguesa e que não são poucas, basta ver a extensão do nosso país e a diversidade cultural desse grande Brasil. Entretanto o que me preocupa é que o livro é para ser adotado para alunos do EJA, ou seja, àqueles que não tiveram oportunidade de estudo na época adequada. Porém esses alunos já em idade avançada não vão a escola para aprender somente essas variações, ao contrário eles estão com sede de sabedoria, eles querem aprender e justamente por se acharem fora do contexto que exige a língua portuguesa eles estão procurando se aprimorar, veja eles chegam à escola e diz os livros e o professor diz, correto vc está falando uma forma de língua aceita pela sociedade, isto é "variação linguística" e aí com essa imponência o aluno lá não voltarpá jamais, pois se o que ele fala está dentro da linguagem coloquial que está sendo aceita, o que este aluno irá fazer na escola? e aí já não importa o professor dizer a ele que existe a norma culta e que lá na frente ele terá que aprender senão não entra na faculdade, não consegue emprego etc. coitada da cabeça desses alunos. É nesse caos que se encontra a educação desse País.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

solidariedade

Acabo de assistir no youtube o depoimento da Prof. Amanda Gurgel, professora de portugues com curso superior e especialização, que emoção, realmente ao vê-la falar as lágrimas desceram, acredito que o que foi colocado por ela é a real situação não só em sua cidade RN, mas em todo Brasil. O descaso com a educação neste País é visível, transparente e incondicional, não existe por parte das autoridades a mínima  atenção para a educação, quem vivencia  o dia a dia da sala de aula é que pode testemunhar tudo que acontece, é como ela mesma diz:"Parem de associar qualidade de educação com o professor dentro de sala de aula...", "... estão me colocando dentro de uma sala de aula com um giz e um quadro para salvar o Brasil? e ela diz: não posso, não tenho condições." realmente é assim, os grandes da educação pensam que a escola é apenas depositário de meninos e meninas, e esquecem de dizê-los que ali eles vão para estudar, para se tornarem cidadãos, para que possam mais tarde estarem inseridos no mercado de trabalho etc, e quais condições são dadas para que não só o professor, como também psicopedagogos, assistentes sociais, psicólogos, etc, etc, etc, teem para executar da melhor forma possível o seu trabalho,  pois uma andorinha só não faz verão, e educação é tudo isso, é sim um trabalho árduo quando se quer lá na frente ver os frutos gerados pela boa educação. Parabéns professora que seu depoimento sirva como um alerta para tudo que estamos vendo quando se trata de educação.

solidariedade

Acabo de assistir no y

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pensando com meus botões III Ser mãe

Será que é fácil ser mãe? acredito que sim, basta ter um parceiro/a, no mínimo agradável e .... , mas será que ser mãe é só isso? acredito que não, pois não basta ser mãe, e ,educar? aí é que começa a complicar. Vamos lá, antigamente a educação era na base da submissão, ressalva-se algumas excessões ( minha mãe), frases do tipo " vamos a festa e não peça nada para comer", " hoje não tem festinha no clube" e por aí vai. e nós obedecíamos sem questionar tudo era como se fosse uma ordem, penso tínhamos mais medo que respeito. O tempo passou, e veio outra época tipo " você vai a festinha mas só se sua irmã ou irmão for, caso contrário fique em casa", outra época, " peça ao seu pai se ele deixar...", peça a sua mãe se ela deixar..."e aí veio os dia atuais, " posso ir a boate?" pergunta o filho, Não, responde a mãe, e tome de questionamentos, " mas porque não posso ir?", " todos meus amigos vão!"  e argumento é que não falta.
e aí você mãe acaba deixando ir e ainda diz para você mesma, " coitado ele quase não sai." ou " é ele tirou nota baixa, mas se eu deixar ele ir quem sabe as notas melhoram". E por aí vai, será que é tão dificil ser mãe ou é dificil educar, me parece ser duas coisas tão distintas e complicadas, acho que fácil é ser mãe, agora educar é tão difícil, requer tanta reflexão, tantos cuidados, tantos, tantos e tantos, e por falar nisso como andam as nossas crianças, nossos jovens e  nossos adolescentes.... ?

Ser mãe

Será que  é tão difícil ser mãe? claro que não basta escolher um parceiro e ... tudo acontece. simples, fácil, e sem dor.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pensando com meus botões II

Foi um dia memorável, quando digo isso não é só pensando em mim mas também em todos que gostam de esportes. Ontem para alguns, realmente foi memorável, o vencer, o sucesso, é sempre bom para qualquer ser humano. Tenho a certeza que em se tratando de competição esportiva até a derrota se torna um ponto de partida para um novo tempo, porque isso? é que na derrota você cresce, pois sua cabeça funciona como um rodamoinho, roda, roda e aí você encontra a saída e para bom torcedor  a saída é sempre achar que outros campeonatos virão e que seu time será bem sucedido e quem sabe se tornar campeão. Logo, os desafios da vida é assim mesmo se não se criar esperança, e a palavra chave é esta "ESPERANÇA", ninguém chega a lugar algum, e isto cada um tem que ter dentro de si, não é aquela esperança que morre ou acaba no primeiro contratempo, mas a esperança que grita dentro de você "não desista"´, "vá em frente" e outras coisitas mais. e assim a gente cria expectativas que nos levam adiante, para vermos onde tudo vai dar.
Realmente começei esta postagem falando de um dia memorável e agora completo Flamengo campeão.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pensando com meus botões 1

Para onde vamos quando o sentimento é de tristeza e não de alegria. Sabemos que alguns matam esse tipo de sentimento com uma boa saída, bar, restaurante, cinema, teatro etc., outros preferem se enclausurar, outros ainda saem sem destino e por aí vai, porém se pararmos para refletir o porque de tanta tristeza veremos que nada nem ninguém poderá resolver esse sentimento que está dentro de nós mesmos, e como poderemos mudar de um estágio de tristeza para a alegria plena, acho que o melhor é vc. conversar consigo mesma, questionar mesmo, tipo porque estou me sentindo tão triste, e aí vc descobre o porque, e como resolvê-lo , questionar, argumentar sobre tal situação, ir até se esgotar seus questionamentos e argumentos e garanto que no final vc. se sentirá bem e verá que coisas maiores existem por aí, e pronto, como dizia um amigo meu, vista sua roupa mais bonita, maquei-se,e vá a qualquer lugar que te dê prazer até pode ser sua própria casa quem sabe?

terça-feira, 19 de abril de 2011

Nada é tão dícifil que não podemos conseguir.

Nada é tão difícil que não podemos conseguir, por que este título? Passei algum tempo querendo criar um blog, porém várias coisas me impossibilitavam de fazê-lo, e também por não saber como criar, hoje posso dizer que tenho um blog e estou feliz por isso, sempre tive vontade de compartilhar minhas idéias, e agora eu vou poder fazer através de meu blog, a vezes escutamos um determinado assunto e temos vontade de falar sobre o tema, seja ele qual for, gosto de textos interessante, música, teatro, esporte, principalmente futebol e etc, filosofar sobre a vida, fazer reflexões é algo que desenvolve a mente e você está sempre conectada com o mundo, e a partir de agora vou vivenciar mais esta experiência espero que atenda as minhas expectativas.
Prof. Nathalia

Nada é tão difícil que não podemos tentar

Pois é com este título o quero expressar é que nada é tão difícil que não podemos tentar, o porque disso? Estou há algum tempo tentado criar um blog, porque a cabeça ferve com várias coisas que gostaria de compartilhar com alguns blogueiros, são textos, poesia, discutir temas que considero interessante e não sei se existe alguém compartilhando com meu pensamento e aí porque não ser blogueira, e hoje eu consegui e estou feliz, eu sou assim tento, tento e chego lá